Como o visto ETIAS afetará os residentes brasileiros em países europeus?

A nova regulamentação, que entrará em vigor em 2025 para o ETIAS (Sistema Eletrônico de Informação e Autorização de Viagem), poderá afetar brasileiros e outros residentes estrangeiros residentes em países europeus. A isenção de visto ETIAS estará operacional dentro de um ano, e cidadãos de 60 países deverão ter autorização de viagem ETIAS na Europa.
ETIAS Requirements Requisitos do ETIAS

Como o ETIAS afetará os cidadãos brasileiros que vivem em países europeus? 

Haverá regulamentos de vistos específicos que você deve seguir se quiser viajar para a Europa. O impacto do visto ETIAS não afetará os cidadãos de todo o mundo, embora atualmente existam 60 países que em breve precisarão do ETIAS para entrar no espaço Schengen. 

O novo sistema ETIAS será aplicado apenas para quem precisa de passaporte biométrico para entrar na Europa. A partir do final de 2025, esses cidadãos precisarão preencher um formulário online antes de viajar para a Europa. Isso simplificará o controle de fronteiras e os viajantes serão pré-verificados em vários bancos de dados. 

Aproximadamente 30 milhões de pessoas precisarão do ETIAS por ano. Cidadãos estrangeiros, incluindo brasileiros que vivem no espaço Schengen, podem não ser obrigados a se inscrever devido às circunstâncias. 

Atualmente, 60 países têm viagens sem visto na Europa, embora isso mude com o novo sistema ETIAS. Qualquer viajante que viole os requisitos de visto ETIAS pode deportar. 

Brasileiros residentes em países europeus 

Vai depender da nacionalidade. Se você mora em um país europeu, o visto ETIAS pode afetá-lo. É improvável que os europeus solicitem o ETIAS, pois isso é apenas para uma breve visita. Ainda assim, se você planeja entrar no espaço Schengen para turismo, negócios, trânsito ou saúde, precisará solicitar o ETIAS. 

Atualmente, se você mora na Europa, pode ficar tranquilo. A residência no espaço Schengen não está sujeita ao ETIAS. No entanto, pode haver regulamentos adicionais para aqueles que desejam deixar seu país para uma visita de curta duração e viajar para um país Schengen. O ETIAS será aplicado àqueles que podem usar viagens sem visto. 

Por outro lado, os residentes de países europeus que anteriormente não precisavam de visto para visitar outros estados membros europeus podem precisar solicitar o ETIAS para viajar para outros países europeus. 

Esta informação está sujeita à cidadania do residente europeu e do país residente europeu e ao regulamento de vistos que entrará em vigor após a oficialização do visto ETIAS. 

Em 2016, o Conselho da Europa e o Parlamento Europeu introduziram o sistema de entrada-saída (EES) e a isenção de visto ETIAS. A política de vistos da Europa está mudando e se adaptando a novos esquemas para uma Europa mais robusta e segura. Mudanças na política de vistos padrão da UE (União Europeia) O principal objetivo das mudanças nas regras de vistos é evitar ameaças à saúde e outras ameaças ao espaço Schengen. As regras serão renovadas em diferentes direções. O ETIAS (European Travel Information and Authorization System), facilitará a segurança das viagens na Europa e tornará as viagens mais fáceis para turistas e visitantes de negócios. A isenção de visto europeu também reduzirá o controle da migração ilegal.
As certificações Covid-19 são essenciais para o planejamento de viagens hoje, pois os países estabelecem regulamentos individuais para viajantes com base na pandemia. Esse é um passo crítico na segurança, então a Europa e os países do espaço Schengen recomendam muitas vacinas. Os visitantes, incluindo cidadãos brasileiros, podem viajar para a Espanha, Itália e muitos países populares se possuírem os certificados relevantes. Os estados membros europeus exigem certificados COVID para visitantes internacionais. A maioria dos membros europeus estabelece suas próprias regras e restrições.
As viagens corporativas são parte integrante do turismo internacional da Europa. Participar de reuniões de negócios e eventos da empresa já é uma ocorrência comum. Os empresários estão constantemente viajando e visitando os países Schengen para se familiarizar com as últimas tendências globais. O coronavírus mudou a situação e organizar reuniões no exterior não é mais considerada a melhor opção.

    Get Notified!

    Sign up to get notified as soon as ETIAS becomes mandatory for traveling to Europe.

    Your data is in the safe hands. Privacy policy