Mudanças na política de vistos padrão da UE (União Europeia)
O principal objetivo das mudanças nas regras de vistos é evitar ameaças à saúde e outras ameaças ao espaço Schengen. As regras serão renovadas em diferentes direções. O ETIAS (European Travel Information and Authorization System), facilitará a segurança das viagens na Europa e tornará as viagens mais fáceis para turistas e visitantes de negócios. A isenção de visto europeu também reduzirá o controle da migração ilegal.
Um sistema de vistos europeu estável e seguro é uma prioridade para os estados membros, pois o turismo representa 10% do PIB da Europa. A reforma dos vistos melhorará as relações com países não europeus. Essa será uma oportunidade para os turistas preencherem um pedido de visto por meio de processos simplificados e considerarem alguns benefícios.
Mudanças esperadas na política europeia de vistos
Geralmente, o processo está começando, o tempo de decisão para pedidos de visto será reduzido de 15 para 10 dias. O visto ETIAS estará disponível on-line eletronicamente. Assim que o ETIAS estiver operacional, os viajantes de países isentos de visto se registrarão online.
Qual é o impacto do ETIAS na política europeia de vistos?
Uma política europeia de vistos padrão melhorará o turismo e o comércio em toda a Europa, criando um conjunto padrão de regras de vistos. A existência de regras comuns também facilitou as relações comerciais entre os países. Para reforçar as medidas de segurança, a Europa vai lançar um novo programa a partir de 2025, que será para quem pretende viajar para a Europa. Uma isenção de visto para a Europa chamada Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem ou ETIAS estará operacional até o final de 2025.
O ETIAS é um sistema de autorização semelhante ao ETA da Austrália e ao ESTA dos EUA para a Europa. Aumenta o controlo das fronteiras e a segurança da imigração no espaço Schengen.
A Política Comum de Vistos da Europa é uma estratégia utilizada no espaço Schengen para aqueles cidadãos que atualmente desfrutam de viagens sem visto e cujo país não pertence à Europa.
A importância do ETIAS para a Política Comum de Vistos?
A introdução do Sistema ETIAS criará um requisito adicional para os cidadãos de países que atualmente viajam para a Europa sem visto. O ETIAS não afetará os países que solicitarão um visto Schengen. As regras não vão mudar para eles.
O ETIAS é um sistema para cidadãos que se registram online para obter uma autorização. Esse não será um procedimento típico de visto no consulado ou embaixada. O sistema de isenção de visto será uma medida adicional de segurança, que verificará os indicadores de segurança de quem deseja entrar na Europa por meio de estratégias digitais. O principal objetivo da implementação do ETIAS é aumentar a segurança no controle de fronteiras e imigração. Isso beneficiará os cidadãos e viajantes europeus que planejam viajar para os países Schengen.
Como o ETIAS afetará os viajantes brasileiros?
O visto ETIAS terá impacto mínimo sobre os cidadãos brasileiros e outros viajantes para a Europa. Antes da partida, os viajantes irão registar-se online no Sistema Europeu de Isenção de Vistos. O aplicativo on-line requer o preenchimento de informações biométricas do passaporte e detalhes da viagem e a resposta a algumas perguntas de segurança. O processo de inscrição será fácil para todos os viajantes – não há necessidade de visitar o consulado ou a embaixada. Ao se registrar online para a Europa, os cidadãos brasileiros elegíveis já serão selecionados no ETIAS. Os candidatos receberão imediatamente uma notificação de confirmação enviada digitalmente para seu endereço de e-mail.
O futuro do sistema europeu de vistos
Com a mudança nas regras de vistos com a Europa, haverá várias outras mudanças na atual política padrão de vistos europeus. A implementação do programa ETIAS em 2025 permitirá que os Estados-Membros definam a elegibilidade do requerente para a autorização de viagem ETIAS de forma mais eficaz.